Estabelecidas pelo MTE, ministério do trabalho e do emprego, as normas regulamentadoras 12 conhecidas como NR-12, foram criadas em 1978 para definir adaptações específicas que visam a segurança e a saúde de trabalhadores em seus locais de trabalho, prezando pelas melhorias das condições de utilização de equipamentos e máquinas.
proteção nr12: principais regras para máquinas e equipamentos
Essas normas regulatórias impactam diretamente na segurança dos funcionários de uma empresa, visando seu bem-estar, logo, é fundamental que todas as empresas sigam essas regras, justamente para otimizar a atuação em um ambiente de trabalho cercado de máquinas e equipamentos industriais.
O que inclui o cumprimento de uma boa administração de riscos e o aumento na atenção, as precauções que deverão ser feitas no cotidiano dos trabalhadores de uma empresa. Dessa maneira, é função dos empregadores, a realização de ações e o cumprimento de medidas que protejam todos os funcionários e, dessa maneira, se torna imprescindível que algumas diretrizes sejam promovidas, tais como:
- A manipulação de máquinas e equipamentos industriais deverá ser realizada com máxima proteção e segurança;
- Todos os funcionários deverão manter sua integridade física e intelectual, exercendo suas rotinas;
- A empresa deverá garantir boas práticas comunitárias no ambiente de trabalho;
- Devem ser realizadas as previsões de potenciais riscos, referentes a operação das máquinas e o ambiente de trabalho.
Vale ressaltar também a importância dos requisitos em relação ao tempo de vida útil dos maquinários e equipamentos, o que significa que os empresários também precisam ficar atentos com a fabricação, exposição, a comercialização e importação de todos os maquinários.
Vamos conhecer, agora, as regras principais estabelecidas pela NR-12, para a proteção no uso de equipamentos e máquinas industriais, das quais incluem uma série de especificações, desde o piso, operações feitas em torno das máquinas, cuidados com a instalação e utilização de máquinas.
Cuidados com o piso onde equipamentos e máquinas estão montados
O chão deve ser resistente a cargas aplicadas, ser totalmente nivelado e mantido higienizado, dessa maneira evitando, problemas como escorregões e tropeços.
A estabilidade referente a maquinas estacionárias
É de extrema importância, para evitar uma série de problemas como choques, vibrações e forças externas, que possam afetar a firmeza e estabilidade dos equipamentos e máquinas.
Movimentações de máquinas do lado de fora das dependências da empresa
As movimentações de máquinas e equipamentos fora das dependências da empresa só são permitidas para fins de reparos e manutenções de qualquer equipamento ou máquina.
Adaptação de espaços ao redor
É de extrema importância efetuar adequação e sinalização de todos os tipos de operação realizada na empresa, em específico nos arredores de todos os equipamentos e máquinas.
Deveres e responsabilidades dos trabalhadores que operam os equipamentos
Outro fator de suma importância é a capacitação constante dos funcionários, e de toda a equipe que opera qualquer equipamento ou máquina, nas dependências da empresa, justamente para que todos os funcionários tenham ciência de suas responsabilidades e os cuidados que deverão ser tomados.
Cuidados com estruturas elétricas
Uma boa gestão de riscos deve ser aplicada, justamente visando evitar acidentes devido às projeções desse tipo de estruturas em instalações.
Dispositivos de paradas emergenciais
Todo e qualquer equipamento ou maquinário deverá contar com este tipo de dispositivo a fim de proporcionar maior segurança e evitar problemas casos maquinários apresenta em qualquer falha.
Estas são algumas das principais regras utilizadas pela norma reguladora 12 em um ambiente de trabalho com essas regras já é possível proteger a integridade de todos os funcionários bem como a integridade dos equipamentos e máquinas de uma empresa.