Pré-configuração: o que fazer antes de criar anúncios do Google Shopping
Antes de lançar seus anúncios do Shopping no Google, você precisa fazer três coisas:
- Inscreva-se para uma conta do Merchant Center
Se você deseja começar a usar a publicidade do Google Shopping, deve se inscrever em uma conta do Merchant Center . Você usará essa conta para adicionar seus produtos e lançar seus anúncios de compras. Você pode se inscrever para uma conta através do Google.
- Crie um feed de compras com seus produtos
Depois de criar sua conta do Merchant Center, você precisa criar um feed de compras com seus produtos.
O Google usará esse feed de compras para exibir seus produtos nas listagens pagas . Você precisará preencher uma planilha para o Google que contenha, no mínimo, as seguintes informações:
- ID do produto
- Título do produto
- Link para o produto
- Link da imagem
- Preço
Você pode encontrar mais informações sobre como configurar seu feed de compras na Ajuda do Google Merchant Center .
- Vincule sua conta do Google Ads à sua conta do Merchant Center
A última etapa que você deve concluir antes de começar a criar anúncios do Google Shopping é vincular sua conta do Google Ads à sua conta do Merchant Center. Você pode vincular esses dois acessando sua conta do Merchant Center e seguindo estas etapas:
- Clique no ícone Ferramentas
- Vá para Configurações
- Clique em Contas vinculadas
- Selecione anúncios do Google
- Clique em Vincular contas
- Insira seu ID de cliente do Google Ads
- Enviar solicitação de link
Ao conectar essas duas contas, você pode criar e lançar anúncios do Google Shopping para sua empresa.
Criando anúncios do Google Shopping: como configurar seus anúncios
Agora que você configurou tudo o que precisa para lançar seus anúncios, vamos ver como criar anúncios do Google Shopping.
- Criar uma nova campanha do Shopping
A primeira etapa para criar anúncios do Shopping no Google é criar uma nova campanha.
Você pode configurar uma campanha seguindo estas etapas:
- Faça login na sua conta do Google Ads
- Clique em Campanhas
- Clique no botão de adição e clique em Nova campanha
- Selecione Shopping para o tipo de campanha
- Clique em Avançar
- Defina o nome da sua campanha
Depois de criar sua campanha, você pode definir o nome dela. Você deve escolher um nome de campanha que seja descritivo e se destaque para você, para que possa identificá-lo rapidamente. Usar um nome como “Anúncio 1” não descreve o anúncio e pode dificultar a identificação, especialmente se você estiver exibindo vários anúncios.
Em vez disso, tente usar um nome como “vestido de noiva branco rendado”, é descritivo e informa qual campanha publicitária você está vendo. Se você não gostar do nome da sua campanha, poderá alterá-lo posteriormente.
- Escolha sua conta do Merchant Center
Depois de criar sua campanha, você escolherá a conta do Merchant Center que possui os produtos que deseja anunciar.
Como sua conta do Merchant Center já está vinculada, você pode selecionar a conta vinculada. Observação: depois de escolher seu comerciante, você não poderá alterá-lo após criar sua campanha.
- Defina seu país de venda
Ao configurar seus anúncios do Google Shopping, você também precisará definir seu país de venda. Você deve configurar o país de onde está vendendo seu produto, bem como os países que comprarão seus produtos.
Se você vende internacionalmente, convém incluir todos os países para os quais vende nesta seção. A configuração dessas informações garante que seus anúncios sejam exibidos apenas em pesquisas de pessoas em países relevantes.
- Decida se deseja usar um filtro de inventário
Em seguida, você deve decidir se deseja usar um filtro de inventário para seus anúncios do Google Shopping. Você só usa um filtro de inventário se precisar limitar o número de produtos usados em suas campanhas.
Com este filtro, você pode definir critérios que os produtos devem atender para aparecer em seus anúncios. Com esse filtro, você garante que apenas determinados produtos que atendam aos seus requisitos possam ser exibidos em seus anúncios. Assim, por exemplo, se você deseja anunciar apenas seus vestidos de noiva, pode configurar filtros para garantir que seus smokings e sapatos não apareçam nos anúncios.
- Configure seus lances
Ao aprender a criar anúncios do Google Shopping, você entende que os lances são um componente crítico de sua estratégia de anúncios.
Você deve determinar que tipo de lance deseja usar. Os anúncios do Google Shopping têm várias opções de lances, incluindo:
- Custo por clique (CPC)
- Custo por mil impressões visíveis (vCPM)
- Custo por mil impressões (CPM)
Na maioria dos casos, você usará a opção de lance de CPC, mas se quiser aumentar o conhecimento da marca , poderá usar um dos métodos de lance com base em impressões.
- Determine seu orçamento
Em seguida, você precisará determinar quanto deseja gastar em suas campanhas por dia. Defina um orçamento diário que funcione melhor para sua empresa e suas metas de publicidade.
Seu orçamento determinará quantos cliques e leads você pode obter para sua empresa. Você deve garantir que tem um orçamento substancial, para que possa obter o máximo de seus anúncios. Não há um valor definido para gastar, mas convém garantir que você escolha um valor que funcione simultaneamente para o seu negócio e gere resultados.
- Determine em quais redes você deseja que seus anúncios sejam exibidos
Ao criar anúncios do Google Shopping, você deve determinar onde deseja que seus anúncios sejam exibidos.
Esses anúncios podem aparecer em:
- A Rede de Pesquisa do Google
- Sites parceiros de pesquisa do Google
- A Rede de Display
Você pode desmarcar todas as caixas dos lugares que deseja excluir. Por exemplo, se você deseja que seus anúncios sejam exibidos apenas quando os usuários pesquisam, desmarque os sites parceiros de pesquisa do Google e a Rede de Display como opções.
- Determine quais dispositivos podem exibir seus anúncios
Quando você lança anúncios do Shopping no Google, seus anúncios podem ser exibidos em todos os dispositivos, incluindo tablets, smartphones e computadores. No entanto, se você achar que não deseja que seus anúncios sejam exibidos em um dispositivo específico, poderá alterar as configurações para limitar onde seus anúncios serão exibidos.
Normalmente, você exibirá seus anúncios em todos os dispositivos para alcançar as pessoas mais interessadas em sua empresa.
- Defina seus locais
A última etapa que você precisará seguir neste guia sobre como criar anúncios do Google Shopping é definir sua localização. Você pode configurar seus anúncios para que apareçam apenas nos resultados de pesquisa de clientes localizados nas áreas que você atende. Assim, por exemplo, se você vende produtos no Nordeste, pode configurar seus anúncios para que apareçam apenas para pessoas dos estados do Nordeste.
Configurar as especificações de seu local pode ajudar a eliminar o desperdício de anúncios de pessoas que clicam em seus anúncios em uma área que você não atende. Depois de definir sua localização, você pode clicar em salvar e lançar seu anúncio!