Nem todas as redes são atrativas para determinadas empresas. A definição dos meios usados para se conectar com o público vai depender de alguns fatores, como estudo da persona, identificação dos espaços preferidos pelos clientes e análise de tendências.
O marketing multicanal pode ser aplicado em vários espaços, físicos ou virtuais. Cabe a você avaliar as funcionalidades de cada ambiente para fazer uma seleção que beneficie os negócios. Não se esqueça, claro, de considerar as variações no modo de buscar e consumir informações.
Se boa parte da audiência é composta por pessoas mais velhas, por exemplo, você deve garantir que a comunicação exista em canais comumente adotados por esses grupos. Eles incluem desde as tradicionais ligações por telefone até as trocas de mensagens via e-mail ou SMS.
Caso a maior parcela de clientes seja composta por jovens, a presença em redes como Instagram e YouTube se torna quase obrigatória. O ideal é combinar a avaliação dos perfis que compõem seu público-alvo à observação do que está em alta no mundo do consumo.
Como integrar os canais?
Ampliar os pontos de contato e padronizar a comunicação pode não ser suficiente para lidar com a concorrência. Foi pensando em formas de melhorar ainda mais a interação com o público que diversas empresas passaram a integrar seus canais.
Essa estratégia tem nome: omnichannel, ou omnicanalidade. Trata-se de um aprimoramento do marketing multicanal porque consiste em manter todos os meios sempre alinhados. O objetivo é garantir que o cliente consiga cumprir sua jornada a qualquer momento, sem obstáculos ou quebras na conexão.
Para que a proposta funcione, a empresa precisa fazer com que todos os processos envolvidos na compra ou contratação possam acontecer em qualquer canal. Isso inclui fases como a pesquisa, o pagamento e até o recebimento dos produtos no endereço do cliente.
A omnicanalidade otimiza o processo de vendas ao atualizar cada etapa da negociação. Assim, se alguém encontra determinado item no site de um e-commerce e decide retirá-lo na loja física da marca, por exemplo, os funcionários responsáveis pela entrega da encomenda serão informados.
Destacamos que a integração demanda atualização constante de dados, portanto, o ideal é aplicá-la com o auxílio de um software específico. Já existem sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) que se integram a outras ferramentas para reunir inúmeras informações em um só lugar.