Comércio eletrônico B2B significa vender produtos ou serviços de uma empresa para outra por meio de uma transação online. As empresas B2B podem vender tudo, desde alimentos a material de escritório e tecnologia empresarial. Isso é um pouco diferente do comércio eletrônico business-to-consumer (B2C) porque as empresas B2C se concentram em vender para… bem… todos. Uma empresa certamente pode ser B2C e B2B, mas saiba que cada sigla representa um público diferente.
Qual é a diferença entre clientes B2B vs. B2C?
Qual é a diferença entre clientes B2B vs. B2C ? Geralmente, há uma jornada de compra mais longa quando se trata de clientes B2B, porque eles não podem decidir aleatoriamente fazer uma compra como um cliente B2C regular. É provável que alguém, ou várias pessoas, em sua organização tenham que aprovar a compra. Além disso, um cliente B2B pode estar procurando uma parceria de longo prazo do que um cliente B2C.
Se você vende papel para empresas, por exemplo, você definitivamente vai querer que seus clientes voltem para você uma e outra vez quando precisarem de mais. E se você criar uma ótima experiência para eles, eles o farão.
Como decidir sobre uma plataforma de comércio eletrônico B2B
Não vou dizer qual plataforma de comércio eletrônico usar, mas vou ajudá-lo na sua decisão. Se você deseja começar com o comércio eletrônico, não basta pesquisar no Google “plataformas de comércio eletrônico B2B” e escolher a primeira que aparecer. Conheça suas necessidades e capacidades antes de fazer seu investimento. Isso tornará sua decisão muito mais fácil. Primeiro, qual é o seu nível de habilidade quando se trata de atualizar seu site?
Se você não tem muita experiência, escolha uma plataforma mais amigável para iniciantes . É claro que, se você fizer parceria com uma agência ou tiver uma equipe de especialistas em comércio eletrônico trabalhando para você, poderá ter mais opções. Em segundo lugar, quanto você planeja vender? Algumas plataformas podem funcionar melhor que outras para grandes estoques . E isso me leva à terceira consideração, orçamento.
Como muitas outras coisas na vida e no marketing, uma plataforma de comércio eletrônico custa dinheiro. A questão é: quanto você está disposto a gastar em sua plataforma de comércio eletrônico B2B? Se você já possui um site e deseja adicionar funcionalidades de comércio eletrônico, deverá considerar qual plataforma funcionará com o que você já possui. Depois de escolher sua plataforma, você ainda tem muito trabalho a fazer. Temos algumas dicas para quando você estiver configurando sua plataforma de comércio eletrônico B2B.