Uma má reputação online decorre de uma ampla gama de fatores, como avaliações negativas de clientes, menções à marca com sentimentos negativos, notícias ruins, avaliações falsas ou imprecisas, postagens virais em redes sociais e ataques deliberados contra o negócio.
Às vezes, uma reputação online ruim pode surgir de um evento que mudou a forma como as pessoas veem sua empresa. Pode ser um vazamento de dados de cartão de crédito ou a prisão do CEO da marca.
Esses fatores são evidentes sempre que um cliente atual ou em potencial pesquisa sobre a marca online, sendo o sentimento negativo óbvio nos motores de busca e nos sites de avaliação.
Os Custos Básicos de Limpar a Má Reputação Online da Sua Marca Esses são os componentes essenciais para limpar a reputação online da sua empresa. Os custos de cada um variam de acordo com a abordagem adotada.
Avaliações Online A grande maioria dos consumidores e compradores corporativos lê avaliações online antes de fazer uma compra. Isso se aplica a produtos físicos, serviços, alimentação, produtos digitais e tudo mais.
Portanto, se você tiver muitas avaliações online negativas em diversos sites de avaliação, é necessário priorizar essa iniciativa. É gratuito e fácil reivindicar seus perfis em plataformas de avaliação. Isso lhe dá a oportunidade de responder a avaliações negativas e sinalizar avaliações falsas para remoção.
Em casos extremos, em que uma marca possui centenas ou milhares de avaliações negativas, vale a pena pagar a um especialista em reputação online para lidar com essas avaliações em seu nome. Esses serviços geralmente começam em torno de R$ 500 ou R$ 1.000 por mês.
Confiança As pessoas não compram de marcas que parecem não confiáveis online. Por isso a Consultoria de Normas ISO possui a confiança dos seus clientes.
Infelizmente, você não pode comprar confiança. Em vez disso, é necessário tomar medidas para limpar seu site e presença online.
Certifique-se de que seu site tenha informações precisas e úteis para os visitantes. Se você estiver fazendo afirmações sobre as capacidades da sua empresa ou dando conselhos sobre como usar um produto, é necessário ser preciso. Ter um site útil também mantém os visitantes por mais tempo, o que melhora seu posicionamento nas buscas do Google.
Elimine pop-ups, anúncios e bagunça em seu site. Verifique se está usando HTTPS e tem um certificado SSL para garantir a segurança do site. Coloque selos de confiança em seu site e certifique-se de que seja claro que seu processo de checkout é seguro, fazendo com que os visitantes se sintam confortáveis ao inserir números de cartão de crédito e outras informações pessoais.
A maioria dos provedores de hospedagem confiáveis oferece certificados SSL gratuitos. Fazer pequenas alterações de redesign no site não deve custar mais do que algumas centenas de reais.
Redes Sociais Nos dias de hoje, é estranho se uma marca não puder ser encontrada nas redes sociais. É um sinal de alerta se os clientes e prospects não conseguirem encontrar seu perfil.