Você sabe o que significa blog pessoal e como criar um? Se esse assunto te interessa, fique com a gente até o final deste artigo, pois vamos te dar muitas dicas importantes. vamos lá?
Primeiramente, um blog pessoal é um site atualizado com frequência sobre um assunto específico, escolhido pelo seu autor. Diferente de uma página institucional, como site de uma empresa, ou um portal de notícias, o administrador de um blog pessoal fala sobre experiências reais que estão acontecendo com ele no seu dia-a-dia, suas ideias e sua opinião sobre vários assuntos.
Existem muitos modelos de blog pessoal, como o de curadoria, que seleciona textos de outros blogs e sites sobre um tema, o de estilo de vida, que retrata o cotidiano de uma pessoa e busca inspirar seus seguidores, ou o de assuntos empresariais que aborda temas relacionados a uma área profissional ou de negócio.
Sendo assim, um blog pessoal pode ter várias vantagens, como divulgar projetos sociais, canalizar outros talentos profissionais, gerar uma fonte de renda, desenvolver conhecimentos sobre marketing de conteúdo e SEO, entre muitas outras.
Como criar um blog pessoal?
Como você viu acima, um blog pessoal é um espaço online onde você pode compartilhar seus interesses, opiniões, experiências e conhecimentos sobre um tema específico ou sobre sua vida em geral.
Um blog pessoal pode ter vários objetivos, como divulgar seu trabalho, expressar sua criatividade, educar seu público, gerar renda ou simplesmente se divertir.
Para criar um blog pessoal, você precisa seguir alguns passos básicos:
- Definir por que quer criar um blog e qual o tema dele;
- Planejar a produção do conteúdo que vai publicar;
- Escolher o nome e o domínio do seu blog, que é o endereço dele na internet;
- Escolher uma plataforma para criar o blog, que pode ser um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) ou um construtor de sites;
- Escolher um fornecedor de hospedagem, que é o serviço que vai armazenar os arquivos do seu blog;
- Fazer a instalação do blog na plataforma e na hospedagem escolhida;
- Selecionar e instalar plugins e ferramentas de apoio, que são recursos que podem melhorar o desempenho e a funcionalidade do seu blog.
Existem vários modelos de blog pessoal que você pode seguir, como o de curadoria, o de estilo de vida, o de portfólio ou o de nicho. Cada um tem suas vantagens e desafios, e você deve escolher aquele que mais se adapta ao seu perfil e aos seus objetivos.
Principais tipos de blog pessoal
Os principais tipos de blog pessoal são:
- Blog de curadoria: Um blog que seleciona e compartilha conteúdos de outros blogs ou fontes sobre um tema específico, dando a opinião e o conhecimento do autor sobre o assunto;
- Blog de estilo de vida: Um blog que mostra o cotidiano, as preferências, as dicas e as experiências do autor sobre um tema relacionado ao seu estilo de vida, como moda, saúde e viagem. E por falar em viagem, é impossível não lembrar de Olinda-PE, um dos melhores destinos nordestinos que já conheci na vida.
- Blog de portfólio: Um blog que apresenta os trabalhos, as habilidades, os projetos e as conquistas do autor em uma área profissional ou artística, como fotografia, design, escrita, etc.
- Blog de nicho: Um blog que aborda um tema específico e segmentado, que tem um público-alvo bem definido e interessado no assunto, como culinária vegana, literatura fantástica, educação financeira, etc.
Cada tipo de blog tem suas vantagens e desafios, e você deve escolher aquele que mais se adapta ao seu perfil e aos seus objetivos.