Você já entendeu como definir uma estratégia de vendas eficiente, mas algumas técnicas podem fazer com que as vendas aconteçam com mais naturalidade. Como já disse Dharmesh Shah, um dos founders da HubSpot, “não é o que você vende, é como você vende”. Então, mãos à obra?
1 – Faça qualificações precisas dos clientes
É preciso descrever quais critérios um cliente em potencial tem para que seja qualificado. Ou seja, quais são as boas probabilidades de fechar negócio. Poder aquisitivo, nível de hierarquia e compreensão do produto são alguns exemplos que podem abrir o caminho das vendas.
2 – Construa um pitch perfeito
Todo vendedor precisa de um discurso eficiente e que capture a atenção do possível cliente, fazendo com que a conversa siga na direção certa. Afinal de contas, hoje ninguém tem tanto tempo a perder, não é mesmo?
Se você desperdiçar horas e horas com conversas sem objetivos claros, corre o risco de não fechar negócio nenhum, por isso, é fundamental elaborar um pitch perfeito, ou seja, uma apresentação de vendas capaz de impressionar o cliente.
E quando se trata de apresentar uma proposta eficaz, é importante entender quem é o prospect e construir um discurso rápido e apaixonado. A ideia é mostrar como o produto ou serviço pode ajudar o negócio do cliente de uma forma que só reste a ele a opção de comprá-lo, entendeu?
3 – Seja útil primeiro, depois venda
Tudo bem que tempo é dinheiro, mas chegar vendendo logo de cara não é a melhor forma de construir um bom relacionamento, certo? Então, o ideal é mostrar como a sua marca pode ser útil por meio de conteúdos bem construídos em um site, como: vídeos, dicas de vendedores ou experts do time.
Só depois disso, passe para a venda. Com essa preocupação, você acaba gerando mais valor aos seus produtos e ganhando mais confiança dos possíveis compradores.
4 – Não abra mão do Smarketing (Vendarketing)
A ideia é alinhar os times de vendas e marketing para que as duas equipes possam oferecer o máximo de possibilidades e estabelecer metas mais realistas, garantindo previsibilidade de vendas. Aqui, a definição de SLAs é imprescindível.
5 – Faça follow-up o tempo todo
Ter paciência para fazer follow-up pode ser o detalhe que faltava para ser um vendedor de sucesso e que bate as metas. Por isso, não perca os prazos, caso o prospect tenha pedido para que retorne em 5 ou 10 dias. Às vezes, é necessário fazer diversas ligações para que a venda seja concluída.
O fato é: enquanto você não obtiver uma resposta, o jogo, ou melhor, a venda, ainda não acabou. É importante buscar uma resposta, mesmo que seja negativa.