Customer Relationship Management (CRM) é um sistema que gerencia as interações da sua empresa com clientes novos e existentes. O principal objetivo do software de CRM é melhorar suas operações e relacionamentos comerciais à medida que sua empresa cresce. Um sistema de CRM eficaz permite que você permaneça conectado aos clientes, simplifique os processos operacionais internos e aumente a lucratividade geral.
As ferramentas de CRM ajudam sua empresa a otimizar as operações em vários departamentos, de marketing a vendas e atendimento ao cliente. Essas ferramentas permitem que sua empresa aprimore a comunicação com colegas, fornecedores e clientes. O software de CRM também pode consolidar todas as formas de comunicação em um só lugar, de chamadas telefônicas a mensagens de texto e e-mails.
Como funcionam as ferramentas de CRM
Um cliente em potencial pode entrar em seu sistema de CRM inicialmente preenchendo um formulário de contato para obter acesso ao conteúdo fechado . Após alguns acompanhamentos de seu departamento de vendas, os arquivos do cliente começam a se expandir com base no que seus representantes de vendas aprenderam sobre o cliente. Nesse ponto, outros departamentos podem começar a criar estratégias sobre como sua empresa pode efetivamente atender às necessidades do indivíduo .
Você pode acumular e rastrear essas informações de forma automática e manual. Com todos os dados acessíveis em um único sistema de CRM, você reduz a papelada desnecessária, aprimora a comunicação e aumenta a satisfação do cliente. O software pode executar tarefas como automatizar tarefas mundanas de entrada de dados, definir lembretes para eventos agendados e criar bandeiras vermelhas para qualquer coisa que precise de atenção imediata.
O que as ferramentas de CRM podem fazer
As ferramentas de CRM permitem que suas equipes de marketing e vendas gerenciem com sucesso suas funções diárias essenciais, incluindo qualificação de leads, previsão e fechamento de vendas.
Alguns exemplos de ferramentas e funções específicas que um sistema de CRM pode incluir são:
- Gerenciamento de leads: essa ferramenta pode ajudar a rastrear todos os pontos de contato entre sua empresa e o cliente, independentemente do método de contato. Essas informações permitem que vendas e marketing se envolvam de forma mais produtiva até que a venda seja concluída.
- Automação de marketing: algumas ferramentas de marketing de CRM podem gerar automaticamente e-mails ou outras correspondências de clientes em períodos específicos. O principal objetivo dessa ferramenta é manter os clientes engajados e evitar ignorá-los.
- Ferramentas de vendas: o software de CRM pode ajudar os vendedores a atrair novos clientes, seguir leads e rastrear a atividade da base de clientes atual da sua empresa.
- Aprimoramento do fluxo de trabalho: a automação do fluxo de trabalho do CRM pode lidar com tarefas diárias, desde definir lembretes de compromissos até gerar acompanhamentos de leads para lembrar os clientes sobre as datas de vencimento do pagamento.
- Análise de vendas e marketing: a maioria dos softwares de CRM contém ferramentas analíticas integradas para aumentar a satisfação do cliente. Ele atinge esse objetivo disponibilizando as mesmas informações em vários departamentos e acompanhando o andamento de toda a correspondência. Além disso, esses sistemas podem reconhecer automaticamente padrões de clientes existentes que podem levar à proteção de novas contas.
- Organização de dados: Além dos relatórios de vendas e marketing perspicazes, as ferramentas de CRM permitem que você veja quem visitou ou baixou conteúdo do seu site. As ferramentas também permitem que seus funcionários vejam se seus vendedores já entraram em contato com esses leads.