Você está pensando em criar um site? Você precisará ter algumas coisas em mente antes de colocar esse plano em prática, nesse artigo vamos falar sobre domínio de site, o que é, e qual a importância!
Acompanhe esse artigo para saber mais sobre o ponto de partida do seu futuro site.
O que é um nome de domínio?
Um nome de domínio é o endereço permanente do seu site na internet. É o que as pessoas digitam em seus navegadores para encontrar seu site. Por exemplo, escritoriodeadvocacia.com.br é o nome do domínio, você pode vê-lo na barra de endereço do navegador, e quando acessado irá exibir o site.
Comprar, registrar e usar um nome de domínio para o seu site tornará muito mais fácil para os visitantes se lembrarem de você. Quando eles inserem seu nome de domínio em seus navegadores, seus computadores enviam uma solicitação para um cluster de servidores chamado Domain Name System (DNS).
Você realmente não precisa saber o que acontece nos bastidores. O importante é saber que o DNS responde com o endereço IP do servidor de hospedagem do seu site, que é como as pessoas podem usar o nome de domínio para acessar o site.
Pense desta forma, as pessoas se lembram de um nome na lista de contatos telefônicos melhor do que números de telefone. Da mesma forma, é mais fácil para as pessoas se lembrarem de nomes de domínio em vez de endereços IP, o que seria muito complicado, para não dizer caótico.
Conforme você continua lendo este post, vamos dissecar a questão sobre domínio de site, o que é, e qual a importância, de forma mais detalhada.
Explicaremos como funciona, como você pode registrar seu primeiro domínio e muito mais. Continue lendo e aprimore seus conhecimentos de internet.
Quais são as extensões de domínio mais comuns?
As extensões geralmente indicam a natureza do site. Alguns exemplos:
- .com.br – para qualquer tipo de site comercial
- .edu – para um site educacional
- .org – para organizações sem fins lucrativos ou organizações diversas
- .gov – para páginas da web do governo.
No entanto, a maioria das empresas escolhe registrar .COM.BR, pois é a extensão mais usada para uma empresa, que está aliada ao .COM (comercial) ao .BR (site no Brasil).
Os proprietários geralmente registram nomes de domínio em vários TLDs (é uma parte do endereço do site que vem logo após o último ponto da URL em questão, como por exemplo ibisites) para evitar que outras pessoas registrem o mesmo nome de domínio em outros TLDs. Isso também pode evitar problemas de direitos autorais em um momento posterior. Por exemplo, o Facebook também possui facebook.org (e muitos outros TLDs). O Facebook apenas redireciona todos os diferentes TLDs para facebook.com, o que torna algo muito prático.
Além disso, algumas extensões de domínio são restritas. Por exemplo, você não pode usar a extensão .GOV, a menos que seja legitimamente uma instituição do governo. Você precisaria se inscrever e fornecer uma prova de que atende aos critérios estabelecidos.
Como e onde registrar um nome de domínio?
Depois de definir o nome do seu domínio, você precisa registrá-lo em um registrador de domínios e torná-lo seu. No caso do Brasil, existe o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que autoriza o Registro.br que faz parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) responsável pela gestão e comercialização de todos os domínios com extensão “BR”.
Após o registro, você será o proprietário do nome pelo período de validade do registro (o padrão é um ano, mas você pode adquirir até 10 anos a cada renovação).
Você pode fazer praticamente o que quiser com seu domínio, como:
- Fazer um site um site
- Vendê-lo para outra pessoa
- Usar apenas para um endereço de e-mail personalizado
- Mantê-lo ocioso (literalmente deixar o domínio parado)
Dicas úteis sobre domínio:
- Fique atento e procure registrar seu domínio em seu nome ou da sua empresa com seu CPF ou CNPJ, nunca em nome do desenvolvedor de site, pois o domínio é algo que pertence ao responsável pela empresa e não de um terceirizado.
- Você sabia que os preços variam de um registrador para outro? Procure registrar sempre pelo Registro.br, existem alguns registradores de domínios que acabam sendo mais caros como GoDaddy e Locaweb.
- Registre sempre o nome mais curto que puder, isso irá ajudar em relação as buscas, memorização e seu email será mais agradável e fácil de digitar, se for mais curto.