Conteúdo ou design do site: o que deve vir primeiro?

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Se você está planejando um novo site ou está pensando em redesenhar seu site atual, há uma boa chance de que seu nível de entusiasmo esteja no topo. Você mal pode esperar para ver o que seus designers criarão, como as coisas funcionarão juntas e que tipo de primeira impressão você causará nos visitantes do seu site. Há também uma boa chance de você estar totalmente focado no design do seu novo site e se esquecer de algo igualmente importante no processo: o conteúdo .

Um site bem projetado não é nada sem conteúdo. Da mesma forma, um site com conteúdo incrível não é nada sem a apresentação certa. Esses dois fatores se unem para formar sites de sucesso que têm altos níveis de engajamento do usuário, taxas de conversão e classificações nos mecanismos de pesquisa.

Então é óbvio que você precisa de ambos, e você provavelmente não estava duvidando disso. Mas você já considerou qual deles deve vir primeiro? O argumento de conteúdo do site versus design não é tão simples quanto “criar um ótimo site e depois criar algum conteúdo para preenchê-lo”. Continue lendo para aprender mais!

O problema com o método Design-First

Normalmente, se você estiver criando um novo site, você se concentrará na aparência externa antes do conteúdo – ou seja, criará um belo tema, capa ou layout e trabalhará no texto, nas fotos e em outras informações que preenche tudo. À primeira vista, essa abordagem faz sentido, especialmente para sites novos.

Como você saberá qual conteúdo precisa produzir se a navegação e o layout não existirem para guiá-lo? No entanto, o grande problema com o método de design em primeiro lugar é que o  design não é necessariamente o que as pessoas lembram . Se você gastar todo o seu tempo (ou orçamento!) no design do seu site, ou criar “caixas” para o conteúdo que você planeja apenas “lançar algo” mais tarde, você pode estar se preparando para o fracasso .

O que as pessoas lembram do seu site?

Pense no último site que você visitou enquanto procurava algo (pode até ser o nosso). Qual é a primeira coisa que você lembra? Você pode dizer algo assim:

  • “Encontrei exatamente o que procurava.”
  • “Foi interessante.”
  • “Gostei desse recurso.”

… ou isto:

  • “Foi difícil navegar.”
  • “Tinha um pop-up irritante.”
  • “Não encontrei o que queria.”

Recentemente, li o estudo de comércio eletrônico de 2013 da Smashing Magazine , um estudo de oito meses conduzido pelo  Baymard Institute .

Este estudo fez com que usuários reais navegassem e comprassem em um total de 19 grandes lojas de comércio eletrônico, e ao longo do estudo, mais de 900 problemas foram encontrados. Embora alguns desses problemas fossem decididamente menores, outros representavam enormes falhas na navegação, fotografia do produto e organização… e como todos esses elementos funcionavam juntos.

Essas falhas eram o que as pessoas pareciam se lembrar: as falhas que impediam que o conteúdo e o design de um site trabalhassem juntos para produzir uma experiência agradável. Esta nota em particular, feita sobre o site da IKEA, é crucial:

Durante os testes, os participantes ficaram perplexos com o fato de um site não simplesmente vincular diretamente a todos os produtos retratados [na fotografia do produto] e que eles precisavam procurá-los para saber mais ou comprá-los. Isso diminuiu sua percepção do site, e alguns consideraram isso como um sinal de que os proprietários claramente não usaram seu próprio site.

No começo eu ri…

mas então eu me encolhi. Sinto que esse tipo de situação surge do planejamento do design antes do conteúdo ou vice-versa. Como a IKEA não havia pensado no que as fotos realmente conteriam, eles não planejaram adicionar links de produtos “também nesta imagem” , o que gerou frustração, confusão e talvez até perda de receita.

Isso , ao que parece, é o que as pessoas lembravam. Não é um bom takeaway para alguém ter depois de visitar seu site!

É por esse motivo específico que você não deve planejar o design e o conteúdo do seu site separadamente.

Em vez disso, seu conteúdo deve ser planejado, se não criado, na mesma época em que o design do seu site está em andamento.

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