Quando falamos em marketing digital, a geração de leads é um dos primeiros tópicos que pensamos. Afinal, é preciso criar uma estratégia para atrair novos clientes para a jornada de compra.
O marketing de conteúdo para sites de Motoboy ou outros ramos, além de ser aliado do brand awareness, também promove essa atração de leads para aumentar o tráfego do seu site. Para isso, podemos contar com materiais ricos, que é uma maneira eficaz de gerar novos leads na base de contatos.
Além da geração de leads e elaboração de um fluxo de nutrição, como estratégia de marketing, os materiais ricos também atribuem mais valor e autoridade para a sua marca, pois eles fornecem informações relevantes para o visitante do seu site. Para ajudar, separamos neste artigo os tipos de materiais ricos e seus impactos na estratégia de marketing de conteúdo.
O que são materiais ricos?
Os materiais ricos são formatos de conteúdo utilizados em estratégias de inbound marketing e podem ter diferentes abordagens e finalidades, desde a etapa de atração à conversão no funil de vendas.
Enquanto os posts de blog apresentam uma visão geral e introdutória sobre um tema, os materiais ricos se aprofundam no tema e exploram mais características ao longo do texto.
Os dois tipos de material têm como objetivo educar o usuário, e podem acompanhar todo o funil de vendas até a conversão do lead qualificado. Porém, as principais diferenças são o tamanho do conteúdo e sua formatação. Por exemplo, em termos de extensão de texto, os materiais ricos, como e-books, costumam ser maiores que os posts de blog.
Contudo, a diferença não se limita ao tamanho. Na verdade, os materiais ricos também oferecem uma experiência mais profunda para o usuário, seja com conteúdos interativos ou vídeos, seja com checklists e planilhas que podem ser aplicadas na prática.
Qual o impacto dos materiais ricos na estratégia de marketing?
Além de ter um impacto positivo na sua estratégia de marketing, como aumentar a taxa de conversões e a geração de leads, os materiais ricos também contribuem para a percepção de valor da marca. A criação desse tipo de material reflete mais autoridade para o seu negócio em relação ao assunto que você domina.
Ademais, é um material educativo muito importante para o fluxo de nutrição de leads, assim como manter a estratégia do funil com o objetivo de conversão. Veja abaixo outros impactos positivos dos materiais ricos na sua estratégia de marketing:
1 – Gerar leads
Por meio de formulários, landing pages ou mesmo pop-ups, uma estratégia de marketing de conteúdo é capaz de gerar mais leads na base de dados.
Uma vez que os materiais ricos chamam mais atenção pela variação de formato e profundidade do tema. Para ter acesso a eles, os usuários completam um cadastro com informações básicas de contato para fazer o download do material.
2 – Promover autoridade de marca
Quanto mais você mostra que é capaz de dominar o assunto da sua marca, mais autoridade você tem na percepção de valor do seu usuário. Afinal, ele não verá sua empresa apenas como um negócio, mas como um especialista naquele assunto além das vendas.
3 – Aumentar conversões
Além de gerar leads, esse tipo de material aprofundado pode ser a chave que falta para fazer uma conversão acontecer. Isso porque os materiais ricos podem ser usados na etapa de consideração para tirar dúvidas, bem como esclarecer pontos importantes sobre o produto ou serviço ofertado.