Pronto para iniciar sua migração de dados de CRM? Certifique-se de que sua mudança seja um sucesso com nossa lista de verificação de migração de dados de CRM de sete etapas.
1. Procure o melhor software de CRM
Antes de iniciar sua migração de dados de CRM, você precisa pesquisar e escolher sua nova plataforma de CRM.
Existem muitas opções por aí, portanto, você deve escolher a melhor plataforma que atenda às suas necessidades e ajude a atingir suas metas de negócios.
Antes de escolher a plataforma, confira seus recursos para garantir que ela tenha todos os recursos que você precisa. Você também pode ler suas análises para ver como outras empresas se sentem sobre a plataforma.
2. Prepare sua equipe para a mudança
A segunda etapa em nossa lista de verificação de migração de dados de CRM é preparar sua equipe. Depois de escolher a plataforma de CRM desejada, você precisará preparar sua equipe para a migração.
Certifique-se de que sua equipe esteja ciente da mudança e forneça as informações necessárias para aprender a usar o novo sistema.
Preparar sua equipe para a mudança ajuda a tornar o processo de transição mais eficiente porque sua equipe pode começar a preparar seus dados para a migração. Além disso, eles já saberão como usar a nova plataforma, tornando a mudança mais tranquila e suave.
3. Analise os dados em seu CRM atual
A próxima etapa em nossa lista de verificação de migração de CRM é revisar os dados que você já armazenou em seu CRM atual.
Nesta etapa, você desejará determinar quais dados deseja mover para seu novo CRM, quais informações precisam ser reorganizadas e quais dados podem ser excluídos.
Você também pode analisar seus dados para auditar seu funil de vendas e fluxos de trabalho atuais para identificar áreas de melhoria. Depois de migrar seus dados para seu novo CRM, você pode usar seus insights para melhorar seus processos e construir melhores relacionamentos com seus clientes e prospects.
4. Mapeie seus dados
Agora que você decidiu quais dados deseja mover para seu novo CRM, é hora de mapeá-los. O mapeamento de dados é o processo de determinar onde seus dados residirão em seu novo CRM.
Você deve garantir que os dados e a jornada de pipeline de cada cliente em potencial ou cliente tenham um lugar no seu CRM.
Organizar seus dados de CRM em grupos ou subconjuntos é essencial. Ele garante que você possa encontrar e analisar facilmente as informações de que precisa de maneira rápida e fácil. Por exemplo, você pode criar um grupo para clientes atuais e outro para seus leads e prospects.
5. Faça backup de seus dados
Depois de mapear seus dados, é hora de fazer backup deles. Você pode fazer backup de seus dados usando um data warehouse , plataforma de armazenamento em nuvem ou um provedor de serviços de backup de dados.
Embora sua migração de dados de CRM provavelmente ocorra sem problemas, você não quer correr o risco de perder informações valiosas. Fazer backup de seus dados garante que você sempre tenha uma cópia de seus dados caso sejam excluídos ou corrompidos acidentalmente.
Além disso, você pode usar seu backup para comparar os dados em seu novo CRM para garantir que todas as suas informações sejam transferidas para o novo software com sucesso.
6. Teste sua migração
Antes de migrar oficialmente seus dados, convém executar alguns testes para garantir que sua migração ocorra sem problemas.
Transferir todos os seus dados de uma só vez é arriscado caso algo dê errado.
Certifique-se de ter feito backup de seus dados e, em seguida, teste sua migração enviando um pequeno grupo de dados para seu novo CRM para ver como está indo.
Se você tiver algum problema, pode dedicar um tempo para resolvê-lo, entrar em contato com o provedor da plataforma para obter assistência ou passar para um novo CRM se os problemas persistirem.
7. Migre seus dados
A última etapa em nossa lista de verificação de migração de CRM é finalmente transferir seus dados para seu novo software. Se seus testes de migração forem bem-sucedidos, é hora de pressionar o botão “migrar” para mover todos os seus dados do seu CRM legado para sua nova plataforma.
Então, tudo o que resta é esperar que a caixa de diálogo “migração bem-sucedida” apareça na tela. Agora que você migrou seus dados com sucesso, você pode aproveitar todos os benefícios do seu novo CRM para gerar mais conversões e receita para sua empresa.