O mundo está cheio de empresas concorrentes vendendo soluções e produtos muito parecidos, com preços equivalentes. Diante disso, você sabe como fechar mais negócios do que os seus competidores? Saiba que tudo começa com uma estratégia de vendas bem estruturada.
Afinal, ninguém nasce um ótimo vendedor, né? Mesmo que algumas pessoas tenham mais habilidades do que outras, técnicas de vendas podem ser desenvolvidas quando se entende o negócio e o público-alvo a fundo.
Para que isso aconteça, porém, é preciso contar com treinamentos, dados e inteligência no processo. Mas, não para por aí: os times de marketing e vendas precisam estar alinhados também.
O que é estratégia de vendas?
Uma estratégia de vendas é uma abordagem já definida e preparada pelo time, que permite a uma organização contar com mais força e objetivos claros nessa etapa. Há um entendimento sobre os produtos e os clientes que permite à empresa fazer uma aproximação significativa e diferenciada. Isso significa que é possível usar um conjunto de técnicas e know-how para tornar as ofertas quase irresistíveis.
A maioria das estratégias envolve um plano detalhado das melhores práticas e de processos estabelecidos pela gerência. Nesse sentido, podemos citar o entendimento amplo sobre o público e as buyer personas, assim como um vasto conhecimento a respeito dos produtos ofertados.
Vender algo sem ter conhecimentos aprofundados sobre o produto ou serviço é o mesmo que não apostar na relação com os clientes — o que é até comum em muitos negócios. Assim, é fundamental entender que você está vendendo para pessoas.
Nesse caso, entenda as necessidades alheias e aja com empatia antes de “empurrar” a solução. Esse detalhe ajuda a criar uma relação de confiança, aumentar o ticket médio e fazer mais vendas no futuro. Além disso, vender é uma questão de experiência e processos. Com dados documentados, é possível ter mais entendimento sobre como aperfeiçoar a estratégia de vendas.
Vendas com Outbound Marketing
Até pouco tempo atrás, listas de e-mails frias, contatos telefônicos e visitas a um determinado público eram as principais formas de se vender. Em boa parte dos casos, a ideia era apresentar soluções e produtos desconhecidos pelas pessoas em uma tentativa de quase que forçar as vendas.
Isso antes da internet permitir que qualquer pessoa fizesse pesquisas online e entendesse melhor sobre um produto ou serviço. A técnica de Outbound Marketing, no entanto, segue existindo, mas de forma aprimorada, com foco em um público que, de acordo com o time de vendas, possa ter interesse nas soluções oferecidas.
Geralmente são realizadas vendas maiores e mais complexas, com foco em um público de grande porte, como empresas enterprise. O Outbound também permanece existindo da forma tradicional por meio do telemarketing e de anúncios que interrompem as ações das pessoas, embora sejam vendas mais difíceis e pouco aceitas hoje em dia.
Vendas com Inbound Marketing
Uma venda por meio do Inbound Marketing é a forma mais atual e apropriada para o nosso momento. Para se ter uma ideia, 9 em cada 10 pessoas buscam informações na web antes de efetuar uma compra, segundo pesquisa da Math Ads. Isso significa que existe muita pesquisa, de marcas ou de preços, antes de qualquer compra ser realizada.
O Inbound trabalha para desenvolver um relacionamento de confiança com os futuros clientes. Dessa forma, as vendas são todas baseadas na necessidade do público. Moral da história? É mais sobre as dores e necessidades desses clientes do que sobre o produto.